Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Optar por uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos pode contribuir com a prevenção e tratamento.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a quase 75 milhões.

 

Diagnostico da Obesidade:

Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

Conforme a magnitude do excesso de peso pode-se, de acordo com o IMC, classificar o grau de obesidade do paciente em: obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m2), moderada (classe 2 – IMC 35 a 39,9 kg/m2) e grave ou mórbida (classe 3 – IMC ≥ 40 kg/m2). Essa classificação é importante na escolha do tipo de tratamento, quando deve ser clínico ou cirúrgico.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes Tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

A obesidade também pode mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.

 

Causas da obesidade:

Em uma pessoa geneticamente predisposta, os maus hábitos alimentares e sedentarismo precipitarão o desenvolvimento da obesidade. Algumas disfunções endócrinas também podem levar ao desenvolvimento da doença. Por isso, na hora de pensar em perder peso, procure um especialista.

 

Tratamento da obesidade:

Podem usar fatores de risco e outras doenças para terem a noção da gravidade da situação do paciente. Por exemplo, apneia do sono, diabetes mellitus Tipo 2 e arteriosclerose são doenças que indicam a necessidade de uso de medicamentos da obesidade já em pacientes com sobrepeso (IMC 25 – 29,9 kg/m2).

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.

Está comprovado que relacionamentos sociais e romances são menos frequentes entre obesos, já que eles saem menos de casa devido à diminuição da autoestima. Agora, uma vez existindo o relacionamento, a obesidade pode interferir no relacionamento sexual. Ela está relacionada à redução da testosterona, o que pode levar a redução de libido e a problemas de ereção nos homens. Já nas mulheres, existe uma redução dos níveis de hormônio feminino e aumento no nível dos masculinizantes. As mulheres podem apresentar aumento de pelos, irregularidade menstrual e infertilidade. As chances de todos esses problemas se resolverem, com uma perda de peso na ordem de 10%, são bem grandes.

 

  1. BIOIMPEDÂNCIA

É um exame que mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra, medindo sua composição corporal.

É um exame bastante comum entre atletas e esportistas, e pessoas que querem manter o corpo saudável e em forma, porque pode-se medir a quantidade de gordura corporal, facilitando o tipo de dieta que você tem que seguir.

 

Como funciona?

O procedimento é simples, rápido e indolor. Você sobe em uma balança especial que medirá seu peso, você deverá posicionar seus pés e mãos em lugares específicos, informe também seu peso e sua idade.

Através dos pés e das mãos passará uma leve corrente elétrica insensível à sua percepção, que medirá a quantidade de água, massa magra e gordura presente no seu corpo.

Essa medição acontece porque a água é um condutor de energia elétrica, por isso a corrente que passará por seu corpo poderá ser medida e conduzida através da água presente nele.

Logo após, a balança imprimirá os valores medidos da sua composição corporal.

 

Recomendações antes do exame

  • Recomenda-se hidratar o corpo para o exame, principalmente no dia anterior. Tome pelo menos dois litros de água no dia que antecederá o exame de bioimpedância.
  • É necessário também que se evite tomar chás e bebidas diuréticas nos sete dias anteriores ao exame.
  • É necessário estar em jejum por 4 horas.
  • Não consumir, em hipótese nenhuma bebida alcoólicas 48 horas antes.
  • Não consumir também bebidas que contém cafeína 24 horas antes. Exemplo: café, chá mate, Coca-Cola, guaraná em pó e etc.
  • Evite marcar o exame no período menstrual. Isso pode afetar os resultados reais da sua composição corporal.
  • Não é recomendada a prática de exercícios 24 horas antes.
  • É recomendado urinar 20 minutos antes do teste.
  • Se você foi caminhando até o local do exame, é recomendado que você faça repouso de pelo menos 15 minutos antes de iniciar a bioimpedância.

 

  1. PRONOKAL:

A Dieta Pronokal é prescrita exclusivamente por médicos habilitados e treinados no Método, após rigorosa avaliação clínica.

O Método Pronokal é estruturado num plano alimentar que se inicia com uma Dieta Cetogênica VLCD (Very Low Calorie Diet) Proteinada Low Carb e Low Fat.

A tecnologia de liofilização dos macronutrientes consegue mimetizar exatamente os alimentos, não somente no sabor, como na textura.

Desta forma, Os produtos Pronokal, que substituem as refeições na FASE 1 da dieta, podem ser consumidos com formato e sabor de omeletes de queijo e bacon, iogurtes, pães, torradas, cappuccino, frozen, mousse, crepes,  sucos, sopas, nuggets, mas na verdade, são proteínas de alto valor biológico (fácil e rápida absorção), o que ajuda na manutenção da massa magra, e possibilita uma dieta low carb com a sensação de estar comendo carboidratos.

E o mais interessante: com a carga de proteína adequada e maior preservação da massa magra e do metabolismo basal, as chances de reganho de peso são menores.

Este método europeu de tratamento da Obesidade e Sobrepeso tem amplo respaldo científico, com vários estudos mostrando benefício e redução de circunferência abdominal, inclusive redução de flacidez, celulite e maior preservação da massa muscular.

 

Como posso aderir ao método?

É necessária avaliação médica e exames laboratoriais, para afastar contraindicações clínicas para entrar em cetose, como exemplo, gestação, amamentação, ou doenças graves no fígado e coração.

 

O que é CETOSE?

Cetose é um processo fisiológico, que ocorre quando o organismo obtém energia sobretudo da queima de gordura.

Com uma dieta de muito baixa caloria, o paciente entra em Cetose, dentro de 2 a 3 dias, quando o organismo esgota o consumo do glicogênio armazenado e começa a obter energia principalmente a partir da queima dos estoques de gordura do corpo, já que a dieta VLCD proteinada, tem também baixo teor de gordura na alimentação.

Quando os corpos cetônicos se elevam, normalmente existe uma redução da fome e mais ânimo e disposição, pelo potencial efeito psicoestimulante dos corpos cetônicos.

 

Quanto tempo ficarei em CETOSE?

Depende do peso final desejado e acordado entre o paciente e a médica durante a consulta.

Com o Método Pronokal, são perdidos cerca de 80% da perda total de peso desejada na ETAPA ATIVA cetogênica. Os outros 20% de perda de peso são eliminados na ETAPA 2 de Adaptação Fisiológica, onde os alimentos serão reintroduzidos de forma escalonada.

 

A perda de peso é garantida?

 O Método Pronokal é um método sério com amplo respaldo científico. E exatamente, por isso, não são feitas promessas e garantias de emagrecimento, pois o sucesso do tratamento depende da adesão rigorosa do paciente ao método.

O método já foi utilizado em mais de 450 mil pacientes nos últimos 10 anos em vários países.

Como posso adquirir os produtos? Vocês vendem? Posso comprar na farmácia?

Não, os produtos Pronokal são comprados pelo paciente em contato direto com a empresa PRONOKAL.

Porém, como trata-se de método de tratamento médico, somente pacientes com prescrição e acompanhamento médico podem adquirir os produtos.

 

Os sachês Pronokal são uma espécie de shake encontrados normalmente nas farmácias e na internet?

Não, os sachês Pronokal contêm proteína de alto valor biológico (rápida absorção), mas que permitem realizar Dieta Low carb comendo achocolatados, nuggets, crepes, pães, torradas e iogurtes, de forma prática e segura. Estes alimentos são de fácil preparo, e na verdade são sachês de proteína que se transformam com aparência e sabor de carboidratos e gordura, tornando a dieta mais agradável com cardápio variado e com melhores resultados estéticos, em função da qualidade da proteína ingerida, que aumenta tônus muscular.

Entre em contato


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting