Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
A epiderme possui camadas que atuam como defesa mecânica, biológica e física do organismo, por isso impede a absorção rápida e uniforme de medicamentos. A MMP é, fundamentalmente, um procedimento utilizado para o tratamento de pele e cabelos de forma menos dolorida e eficaz. É utilizado para tratamento capilar e de lesões na pele.
Como o tratamento é feito?
O procedimento é realizado por meio de uma máquina com microagulhas, como as de tatuagem, que perfura a pele delicadamente, injetando o produto de forma precisa. É um tratamento suportável após aplicação de creme anestésico tópico ou de anestesia local injetável para aqueles pacientes mais sensíveis a dor. A dosagem a ser introduzida será definida pelo médico e o número de sessões depende da necessidade do paciente. Normalmente, de três a dez aplicações com duração de 30 a 40 minutos cada.
É imprescindível que esse procedimento seja realizado por um profissional capacitado e habilitado, de maneira que a segurança do paciente seja garantida.
O tempo de resposta ao tratamento varia de acordo com o paciente. Mas, geralmente, os resultados iniciais podem ser notados após dois ou três meses da primeira aplicação.
O que pode ser tratado com a MMP?
O procedimento de Microinfusão de Medicamentos na Pele pode ser usado para tratar condições como:
- Queda de cabelo;
- Manchas;
- Rejuvenecimento;
- Cicatrizes;
- Melasma;
- Estrias;
- Verrugas;
- Queloides;
- Sardas brancas;
- Siringomas;
Cuidados
A perfuração das agulhas na pele provoca lesões pequenas que podem causar inchaço e vermelhidão que desaparecem em poucos dias. Em caso de reações diferentes destas citadas, o paciente deve procurar, imediatamente, o médico responsável pelo procedimento. Além disso, é imprescindível não manipular a região tratada e evitar exposição ao sol. O paciente pode voltar às suas atividades rotineiras logo após realizar a MMP.