Crioterapia

É um procedimento que utiliza baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele, principalmente para combater gordura localizada e flacidez. Ao resfriar a região desejada, o músculo gasta energia para compensar o esfriamento, diminuindo o metabolismo e queimando os excessos.

 

Indicação

O tratamento de crioterapia é recomendado para melhorar a tonacidade da pele, combater a flacidez, eliminar manchas claras ou escuras, e diminuir rugas e linhas de expressão. Também tem indicações terapêuticas como a possibilidade de repigmentar algumas partes do corpo em caso de vitiligo, tratar verrugas, tumores benignos e outras doenças.

Esse método não é aconselhável para pessoas com doenças ou infecções na pele, obesos, mulheres durante a gravidez, após uma cirurgia, doenças do sistema imune, do coração e com câncer.

 

Como é feita?

A crioterapia é abrangente e pode ser realizada de várias formas. Em relação à estética, são utilizados cremes, géis e sprays com cânfora ou mentol na composição para causar esfriamento na pele.

Dermatologistas usam a técnica envolvendo nitrogênio líquido e gelo seco que, em contato com a pele, chegam à temperaturas de até 196ºC negativos. Essas substâncias podem ser aplicadas no rosto, o chamado criopeeling, para renovar a epiderme.

Os tratamentos terapêuticos são feitos em áreas específicas e dependem da lesão. Quando for maligna, o congelamento precisa ser mais profundo e durar de um a dois minutos; em caso benigno, alguns segundos são suficientes.

A crioterapia terapêutica é indicada para tumores menos agressivos, pois trata-se de um procedimento não cirúrgico e não é possível fazer análise laboratorial.

 

Cuidados

Para o tratamento dermatológico é preciso que a pele não esteja com infecções bacterianas, que podem se agravar, e deve ser evitado em pessoas com alterações na coagulação para que não haja sangramento.

Após o procedimento, é necessário que o paciente deixe que os produtos façam efeito por, pelo menos, duas horas. Nesse período, não poderá tomar banho nem fazer atividades físicas. No tratamento com nitrogênio e gelo seco é importante higienizar a ferida que se forma com água e sabonete, aplicar cremes cicatrizantes e proteger do sol.

Entre em contato

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting