Alopecia Areata

É uma doença inflamatória que consiste na queda de cabelo ou pelo em algumas partes do corpo. Essa ação resulta em falhas arredondadas ou ovais peladas, normalmente na cabeça. Existem casos raros de pacientes que perdem os pelos do corpo inteiro, chamada Alopecia Areata Universal, e quando perdem todo o cabelo da cabeça, chamada Alopecia Areata Total.

 

Causa

Ocorre em 1 a 2% da população, tanto em homens quanto em mulheres, em todos os grupos raciais e em qualquer idade, embora a maioria dos casos surja em pessoas com menos de 20 anos. Acredita-se que os fatores associados à Alopecia Areata sejam genéticos ou por conta de doenças autoimunes. Causas emocionais, traumas físicos, infecções e alto nível de estresse podem agravar o quadro. É uma das doenças de pele mais associadas a aspectos psicológicos.

 

Diagnóstico

O especialista que diagnostica a Alopecia Areata é o dermatologista. Na maioria dos casos é feita uma análise das áreas em que houve queda de cabelo, junto a um exame simples chamado tricoscopia. Existe um teste para diferenciá-la de outras doenças e que consiste em puxar alguns fios situados às margens da região sem pelos; o diagnóstico é positivo quando pelo menos seis deles são arrancados pela raiz. Em outros casos, pode ser necessário realizar uma biopsia para investigar se tem chances de haver outras causas.

 

Tratamento

O método de tratamento vai depender da faixa etária do paciente e da extensão da doença. Caso a perda capilar seja muito intensa, não é 100% garantido que os medicamentos poderão reverter a situação. De qualquer maneira, o tratamento é recomendado a todos os pacientes, pois a Alopecia pode causar distúrbios psicológicos importantes. Entre os existentes estão:

  • Injeção de esteroides sob a superfície da pele;
  • Medicamentos aplicados na pele;
  • Terapia com luz ultravioleta;
  • Medicação via oral;
  • Microagulhamento fracionado;
  • Leds;
  • Medicamentos pós laseres, como drug delivery.

Entre em contato

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting