Herpes

O herpes é uma doença infecciosa e contagiosa que ocorre por conta de um vírus: o herpes simplex 1 (HSV). Quando ele entra em contato com o corpo, aloja-se nas terminações nervosas, mais precisamente nos gânglios. Pode ficar ali sem ter nenhuma consequência até que o organismo apresente baixa imunidade, com as células de defesa enfraquecidas, causadas por resfriado, alergias, gripe, estresse ou mesmo excesso de exposição solar.

Ao se instalar no organismo, esse vírus nunca mais é eliminado e se torna parte do indivíduo.

ara evitar crises constantes, é preciso manter o corpo saudável e cuidar de si mesmo quando os primeiros sintomas aparecerem.

Surge nos lábios com um formigamento inicial, seguidos por coceira. O próximo passo é o aparecimento de bolhas, que se transformam em pequenas feridas. Conforme a saúde for se reestabelecendo, e a imunidade se recuperando, a doença desaparece. O ciclo varia de cinco a doze dias.

Além da boca, também existe o herpes genital, que pode se desenvolver na região da virilha, vulva, ânus, pênis e nádegas. O indicado para evitar este tipo é usar preservativos durante as relações sexuais. As feridas podem aumentar as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

 

Prevenção

Como a doença é transmitida por um vírus, o ideal é se manter longe de pontos de contato e evitar o compartilhamento de objetos como maquiagem, talheres e copos.

O uso de protetor labial pode ajudar a evitar crises, mas não é 100% eficaz.

Manter o corpo bem alimentado, em relação a nutrientes e vitaminas, é essencial para a saúde. A arginina, substância presente no chocolate, nozes e amêndoas, pode incentivar o vírus.

 

Tratamento

Ao sentir sintomas nas áreas citadas, procure imediatamente um dermatologista. Apenas pela observação é possível fazer o diagnóstico.

Por se tratar de uma doença autolimitada que desaparece com a melhora da imunidade, o médico irá indicar medicamentos para diminuir o desconforto durantes as crises, já que não existe cura efetiva.

Podem ser prescritas pomadas que devem ser utilizadas ao primeiro sinal do herpes. O gelo também ajuda a reduzir os incômodos, pois diminui a temperatura da área, aliviando a dor.

Entre em contato

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting