Colagenoses

O que é?

Colagenoses são doenças autoimunes, inflamatórias e degenerativas do tecido conjuntivo, composto por células e fibras, como o colágeno. A principal função desse tecido é dar sustentação e preencher os espaços entre órgãos e outros tecidos, além de server para nutrição e defesa do corpo.

A doença pode atingir diversos órgãos e sistemas do corpo, como pele, pulmão, tecidos linfáticos e vasos sanguíneos. Quando se manifestam, surgem sintomas reumatológicos e dermatológicos, como lesões na pele, dores articulares e mucosas secas.

 

Causas

O aparecimento desse grupo de doenças no corpo ainda não tem uma causa esclarecida. O sistema imunológico tem ligação com as causas, como ativação excessiva dele ou ainda quando acontece a ativação errada.

 

Principais doenças

  • Lupus – principal doença autoimune, mais comum em mulheres, mas pode aparecer em qualquer pessoa. Pode ter várias manifestações, entre elas úlceras orais, artrite, manchas na pele, inflamações nos pulmões e coração e distúrbios do sangue.
  • Síndrome de Sjögren – ocorre a entrada de células de defesa nas glândulas do corpo, prejudicando a produção de secreções. Os locais mais prejudicados pela doença são boca e olhos. Outros locais do corpo são mais raros.
  • Dermatomiosite – compromete a pele e os músculos, provocando fraqueza. Mais comum no tronco, braços e bacia. No caso de manchas que surgem na pele podem ter aspecto avermelhado e descamação, que tem relativa piora com a exposição solar.
  • Esclerodermia ou esclerose sistêmica – ocorre pelo acúmulo de colágeno em alguma área especifica do corpo, afetando pele e circulação sanguínea, podendo ter complicações nos rins, pulmões e coração.

 

Tratamentos

Para descobrir se o paciente está com alguma colagenose, o médico solicitará uma série de exames, como um hemograma, para verificar a presença de inflamações e anticorpos presentes nessas doenças. Biópsias ou análises desses tecidos também podem ser necessárias para o diagnóstico final.

Entre em contato


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting