Acne

A acne é uma doença de pele que atinge homens e mulheres, e é caracterizada como uma condição em que os folículos pilosos ficam obstruídos por células mortas e sebo, bactérias que geram inflamação.

É mais comum o aparecimento durante a adolescência, por conta da quantidade de hormônios. Em geral a incidência é na pele do rosto, peito e nas costas.

O tecido da pele fica danificado com o aparecimento de cravos e espinhas, principais lesões causadas pela acne. Se não tratadas, podem gerar cicatrizes e sofrimento emocional.

 

Causas

A produção elevada de sebo e concentração de células mortas nos folículos pilosos são causas para o aparecimento de acnes pois é o ambiente ideal para a criação desse tipo de bactérias. Com isso, os folículos podem ficar inflamados e inchados, acumulando pus e propiciando espinhas. No caso de o folículo escurecer e abrir, cria-se o cravo.

 

Tipos de acne

Existem diferentes tipos de acne, separadas por período de vida e intensidade dos sintomas:

  • De recém-nascido – bebês desenvolvem acnes por conta dos hormônios passados pela placenta da mãe antes do parto. Nesse caso, as lesões desaparecem sem qualquer tipo de procedimento.
  • Acne infantil – comum em crianças de três a 16 meses, causada por quantidades de hormônios maiores que o normal. Não costumam deixar cicatrizes e somem antes dos dois anos de idade.
  • Acne vulgar – é o tipo mais comum, surgindo em adolescentes e adultos. Aparecem principalmente na face, ombros, peito e costas. Os principais sintomas envolvem dor, coceira e irritação nas áreas afetadas pela doença.
  • Acne cística ou conglobata – é uma espécie mais grave e rara, pois se desenvolve em grandes quantidades em várias áreas do corpo, sendo de difícil tratamento e podendo deixar cicatrizes.
  • Acne fulminante, em que a pessoa tem os mesmos sintomas da acne cística, mas com o agravamento de febre e dores musculares e ósseas.

 

Tratamentos

Os seguintes procedimentos estéticos podem diminuir as cicatrizes causadas pela acne:

  • Laser CO2 Fracionado – com os feixes de luz emitidos pelo laser, ocorre a reestruturação da epiderme.
  • Preenchimento facial com ácido hialurônico – o ácido preenche o local deixado pela cicatriz da acne, não alterando a expressão facial e sendo indolor.
  • Bioestimulação com aplicação de ácido Poli Lático – quando a substância é aplicada abaixo da pele estimula o colágeno e aumenta a espessura e volume do tecido.
  • Microagulhamento fracionado – técnica em que várias agulhas presas em um rolo são passadas sob a superfície da pele, provocando furinhos que geram a vasodilatação, o estímulo de colágeno e a melhor absorção de medicamentos específicos.
  • Peeling – o tratamento estimula a produção de colágeno na pele, descamando a pele e melhorando a sua textura.
  • Luz intensa pulsada – o aparelho emite um feixe de luz concentrada que age destruindo as bactérias que causam a inflamação da região e aceleram o processo de cicatrização.
  • Subcisão – é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que rompe as traves fibrotícas com uma agulha especial agindo como um bisturi formando no local um hematoma que após a sua resolução produzirá um tecido cicatricial novo.

 

Entre em contato


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting