Calvície

O que é?

É a perda progressiva de cabelos, devido, principalmente, a questões genéticas. É mais comum em homens do que em mulheres.

 

Causa

Nos homens, a calvície pode ser uma herança genética de uma substância chamada DHT. Geralmente, tem início com o afinamento, diminuição da espessura e despigmentação dos fios na região frontal da cabeça. Já nas mulheres está mais ligada ao estresse e à ansiedade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo e favorece a queda.

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico deve ser dado por um dermatologista. O profissional é quem irá determinar se o paciente apresenta uma queda de cabelo considerada normal (até 100 fios por dia) ou se possui alteração genética. Caso seja confirmada a condição, ele será encaminhado para o tratamento.

 

Tratamento

Existem duas formas de proceder o tratamento: por meio de cirurgia ou medicamento.

  • Método cirúrgico: consiste em implante capilar, no qual o cirurgião dermatologista retira fios de cabelo da nuca, região em que eles se apresentam em fase de crescimento, e aplica na área calva. O resultado é considerado natural e harmonioso.
  • Método clínico: é feito com remédios receitados pelo dermatologista, como finasterida e minoxidil, e , em muitos casos, traz bons resultados e tem baixo custo. Existe também a possibilidade de realizar o tratamento com laser, pois possui propriedades anti-inflamatórias.

Um estudo clínico em dez pacientes mostrou que o antibiótico roxitromicina teve efeito benéfico em mais da metade deles, todos portadores de alopecia androgenética. É possível que o medicamento tenha seja inibidor de algumas citocinas que seriam prejudiciais aos queratinócitos. Existem também outras medicações em fase de testes e terapias como a multiplicação de células capilares.

Assim como na maioria das doenças, quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores as chances de controle da queda capilar.

 

Entre em contato

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting