Mantenha a calma – e os cabelos: Estresse pode causar alopecia

 Publicado por: Sullege Suzuki

Começa com um dia ruim. O dia ruim se torna uma semana ruim. E, quando percebemos, estamos tão imersos nos problemas que já nem nos lembramos como as coisas eram antes deles. Achamos que nos acostumamos. Mas na verdade, nunca nos acostumamos. O estresse sempre cobra um preço sobre o corpo. Às vezes, em alguns lugares que nos tornam esteticamente mais sensíveis, como os cabelos.

A perda de cabelo cotidiana é algo natural - estima-se que aproximadamente cem fios fiquem pelo caminho todos os dias. Quando em excesso, passa a ser definida como alopecia androgenética ou areata - falhas ou mesmo calvície completa em parte do couro cabeludo. E uma das causas dessa perda pode ser o estresse, algo que não é difícil de acontecer, principalmente no mundo agitado em que vivemos.

Embora o estresse seja um fator que desencadeia o processo da alopecia, não se sabe exatamente como esse processo acontece. Existem alguns motivos que podem causar a perda de cabelo, e a maior parte deles é potencializada pelo estresse: inflamação, circulação comprometida, aumento da oleosidade capilar e, subsequentemente, a caspa, que é um fator que promove a queda de cabelo.

Calma e perseverança

Conflitos pessoais, amorosos, perda de um ente querido, mudança de cidade, trabalho ou casos de doença própria ou em outro familiar são situações que precisam ser respeitadas. No entanto, é preciso manter em mente que o estresse excessivo é extremamente prejudicial para o corpo como um todo. Por isso, é preciso tentar manter a calma.

Pequenas atitudes, como tomar chás calmantes ou praticar esportes já ajudam a diminuir o estresse. Tanto as enzimas do chá quanto a endorfina liberada pela atividade física colaboram para diminuir a tensão do corpo. Essa simples estratégia de relaxamento também ajuda a dormir melhor, e esse descanso é importantíssimo para reduzir o estresse geral.

No caso de tensões emocionais muito intensas ou que se estendem já há muito tempo, é importante desabafar, seja com amigos e pessoas de confiança, ou mesmo buscar ajuda profissional. Sentimentos retidos podem muito bem ser somatizados, prejudicando a saúde e provocando sintomas como a queda de cabelo.

Existem tratamentos estéticos que podem ajudar a coibir a queda ou, se houver a possibilidade, retornar o crescimento capilar. O Espaço Sullege Suzuki possui um dos mais modernos centros de tricologia e cuidados capilares. No nosso spa de cabelos, podemos abordar o problema da queda de cabelo por estresse em duas frentes: disponibilizando as melhores técnicas para manter e melhorar a saúde capilar, assim como promovendo um relaxamento completo, reduzindo o estresse. Com calma e confiança no nosso trabalho, é possível recuperar o prejuízo.

Entre em contato e agende sua consulta.

Agende sua consulta


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting