Dra. Mariana Suzuki responde dúvidas sobre obesidade

 Publicado por: Sullege Suzuki

A endocrinologia é uma das ciências médicas mais necessárias do dia-a-dia, embora muita gente não saiba exatamente do que ela se trata. É simples: a endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas de um modo geral. Entre os principais campos de atuação desse profissional, estão o tratamento de diabetes, obesidade, doenças da tireoide, desordens da glândula hipófise, distúrbios da menstruação, entre outros.

Com isso, já sabemos mais ou menos o que um endocrinologista pode fazer por nós. O Espaço Sullege Suzuki, sempre pensando no bem-estar das suas clientes, também disponibiliza sua profissional endocrinologista: a Dra. Mariana Suzuki. E para nos ajudar a entender como a endocrinologia pode colaborar com nossa boa aparência, ela tira algumas dúvidas comuns das pacientes:
• Tenho problemas de tireoide. Isso dificulta minha perda de peso?

Pode estar relacionado. Uma das disfunções da tireoide é conhecida como hipotireoidismo, uma queda na produção dos hormônios da tireoide – a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios são responsáveis por diversas atividades do corpo, e sua diminuição leva à desaceleração de muitas funções. Uma das características mais conhecidas do hipotireoidismo é justamente o ganho de peso, principalmente por conta do acúmulo de líquidos.

• A dieta da proteína funciona?
Não necessariamente. É importante lembrar, como uma regra em geral: nada em excesso é bom. Uma dieta com excesso de proteínas e sem outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, como carboidratos, quase certamente causará algum tipo de problema. Ou, no mínimo, não funcionará. Perder peso exige disciplina, esforço - físico também - e disciplina. O corpo não pega atalhos. Proteína é bom, desde que equilibrada com outros nutrientes necessários.

• O que é cetose?
A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. A cetose pode acontecer naturalmente devido a períodos de jejum, ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato. Algumas pessoas usam esse processo na dieta cetogênica para perder peso, o que não é recomendado.

Essas são apenas algumas das muitas dúvidas endocrinológicas que as pessoas podem ter. Tem mais alguma? Entre em contato com o Espaço Sullege Suzuki e agende sua consulta com a Dra. Mariana Suzuki, nossa endocrinologista.

Agende sua consulta

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting