Queda de cabelo no inverno: Porque é mais intenso

 Publicado por: Sullege Suzuki

Em temperaturas mais extremas, é comum que os pacientes cheguem ao consultório com queixas de acentuada queda de cabelos. Até certo ponto, os fios caindo são completamente normais.

Os fatores que acentuam a queda de cabelos no inverno são vários; os mais comuns são a falta de sol e os banhos mais quentes e demorados. Uma queda de até 100 fios por dia é considerada normal. Em caso de perda de fios mais intensa em algum ponto específico, ou que signifique redução do volume total do cabelo, é importante buscar a orientação do dermatologista.

Nos casos de queda anormal, geralmente há associação de algum problema endócrino ou metabólico. Estresse, gravidez, alterações hormonais, anemia, uso de remédios como antidepressivos e produtos para alisamento são algumas das causas de perda capilar. Para saber a causa exata é necessário observar a quantidade e a velocidade em que isso acontece.

Descobrir a origem da queda dos fios é essencial para orientar o curso do tratamento.

Abaixo, alguns exemplos dessas causas e como tratá-las:

Estresse

Neste caso, é necessário reduzir a pressão e realizar atividades de lazer, o que será benéfico para seu bem-estar também. Um evento estressante pode afetar o ciclo de vida do cabelo: crescimento, repouso e derramamento.

Vitaminas A e B em excesso

Com orientação de um médico ou nutricionista, é necessário utilizar doses de suplementos alimentares.

Alterações hormonais

Se a paciente fizer uso de anticoncepcional, é indicado se informar com seu ginecologista para analisar a possibilidade de mudança de método.

Uso de medicamentos

Caso haja suspeita de que a queda se deve ao uso de algum remédio, é necessário questionar o médico que o receitou para trocar por outro.

Anemia

A primeira parte do tratamento seria a ingestão de suplementos que contenham ferro ou aumento da ingestão de alimentos com essa vitamina, como carne vermelha.

Hipotireoidismo

Em caso de alteração no funcionamento da tireoide, é necessário iniciar um tratamento que, normalmente, é feito com suplementação de iodo.

No Espaço Sullege Suzuki, temos uma equipe especialista em dermatologia capilar. Entre em contato e agende sua consulta.

Agende sua consulta


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting