14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

 Publicado por: Sullege Suzuki

O diabetes é uma doença que tem como característica a elevação da glicose no sangue, causada por alterações na ação do hormônio insulina, cuja função principal é promover a entrada de glicose para as células do organismo.

O dia escolhido foi 14 de novembro, em homenagem ao aniversário de Frederick Banting que, junto a Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina, em 1921. A data se tornou oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007.

Atualmente, mais de 400 milhões de pessoas vivem com diabetes. A maioria dos casos é do tipo 2, que pode ser evitado com bons hábitos como atividade física regular e dieta saudável.

Uma em cada duas pessoas não é diagnosticada, porém a descoberta e tratamento precoces são importantes para que não haja complicações.

Você sabia que o diabetes também causa queda capilar? Por afetar a circulação, faz com que o sangue não tenha mais capacidade de fornecer os nutrientes para o folículo permitir o crescimento normal dos fios.

Dessa forma, o ciclo capilar sofre interferência pelas alterações metabólicas, causando desequilíbrio. Isso acontece não apenas na cabeça, mas nos braços, pernas e outras partes do corpo pode haver uma queda severa de cabelo. Não é apenas um reflexo da doença, mas pode também ser um sintoma.

Em 2018/2019, o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes é “A Família e o Diabetes”, para aumentar a conscientização sobre o impacto da doença sobre a família; da importância do apoio aos pacientes; do papel dela no cuidado, prevenção e educação.

O Espaço Sullege Suzuki possui endocrinologistas qualificados para auxiliar no diagnóstico e tratamento do diabetes.

Quer mais informações sobre o assunto?

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Agende sua consulta


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting