Outubro Rosa: o mês de prevenção contra o Câncer de Mama

 Publicado por: Sullege Suzuki

Chegamos a mais um mês de conscientização e luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa. Celebrada em todo o mundo, a campanha tem o objetivo de estimular a população, empresas e entidades a compartilhar informações sobre o assunto, proporcionar maior acesso aos serviços de tratamento e reduzir a mortalidade.

As atividades realizadas durante o mês alertam para os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce. Quanto antes for detectado, mais chances de cura o paciente terá.

O câncer de mama é o tipo que mais afeta as mulheres, 1 em cada 15 brasileiras segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento, a mortalidade ainda é alta.

O ideal é identificar o tumor antes que ele seja palpável. Isso aumenta as chances de cura e possibilita fazer cirurgia e tratamento menos agressivos. O principal exame para detecção é a mamografia, que deve ser feita anualmente.

A partir da primeira menstruação, as mulheres devem consultar um ginecologista todos os anos, que irá orientá-la sobre os exames necessários de acordo com a idade, histórico familiar ou sintomas.

Apesar de não substituir a avaliação clínica, o autoexame se faz importante, pois o tumor só se torna sensível ao toque quando está em estágio mais avançado. As mulheres devem ficar atentas a qualquer sinal de mudança em seu corpo e comunicar ao médico.

Faça sua avaliação no Espaço Sullege Suzuki e previna-se. Entre em contato conosco e agende uma consulta.

 

Agende sua consulta

    Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
    Desenvolvido por Link9 & MedConsulting