Cinco coisas que você não sabe sobre a tireoide

 Publicado por: Sullege Suzuki

A tireoide é uma glândula do organismo em formato de borboleta que se localiza no pescoço. Ela é responsável por produzir os hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Veja abaixo cinco curiosidades sobre esta glândula:

Os hormônios da tireoide atuam no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, como por exemplo: peso, memória, regulação de ciclos menstruais, fertilidade, concentração, humor e controle emocional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estima-se que 60% da população brasileira vai ter em algum momento da vida nódulos na tireoide. Mas, que apenas 5% são cancerosos.

É necessário fazer a palpação da glândula rotineiramente, pois o reconhecimento de um nódulo na área precocemente pode salvar a sua vida. Ao identificar o problema, o endocrinologista irá solicitar exames específicos para confirmar ou descartar a presença de câncer.

É possível que crianças já nasçam com hipotireoidismo, quando a glândula não produz os hormônios em quantidade suficiente. Para detectar a presença ou não da doença é feito o Teste do Pezinho, realizado geralmente nos primeiros dias de vida do bebê.

O hipertireoidismo pode causar uma série de problemas para o organismo, como diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão. Além disso, o coração passa a bater mais lentamente, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.

Cuide da sua saúde e faça uma avaliação regular com um endocrinologista especializado. Entre em contato com o Espaço Sullege e agende uma consulta com a Dra. Mariana Suzuki.

Agende sua consulta


Espaço Sullege Suzuki | 2018. © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por Link9 & MedConsulting